sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Resenha: Quem é Você, Alasca?

Título: Quem é Você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes 
Páginas: 229
Avaliação: ♥♥♥♥

Sinopse (skoob)Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".



 "Quem é Você, Alasca?" nos conta a história de Miles Halter, um adolescente que, cansado de sua vidinha sem graça, resolve ir estudar no colégio de Culver Creek. Miles é fissurado por últimas palavras, e está em busca do que o poeta François Rabelais chamou de "O Grande Talvez".
 Ao chegar em Culver Creek, Miles faz novas amizades, como seu colega de quarto Coronel e também Takumi. E logo ele conhece Alasca, uma garota misteriosa e atraente, e ele se vê sentindo algo diferente por ela, só que ela já tem namorado. Eles ficam muito amigos, e ela até arranja uma namorada pra ele, Lara.


 Juntos eles se divertem bastante, e aprontam muito pelo colégio. Alasca é famosa por seus trotes, e juntos eles se vingam de alguns colegas que aprontam com Miles em sua primeira noite por lá.
 Mas um acontecimento inesperado surpreende Miles, e ele tentará entender o que realmente aconteceu, o que levou aquilo. O livro é divido em "Antes" e "Depois", e são narrados os fatos anteriores e posteriores a esse acontecimento.



 Apesar de ser um livro pequeno, esse é aquele tipo de livro que te faz pensar muito, e tentar entender esse "Grande Talvez". Vou confessar que tinha grandes expectativas quanto a este livro, e por conta disso, acabei me decepcionando um pouco. Mas nem por isso deixei de gostar.. Achei o livro bastante filosófico, ele nos ensina que nem todas as histórias são felizes, e temos que entender que a vida é assim..

"Tantos de nós teríamos de conviver com coisas feitas e deixadas por fazer naquele dia. Coisas que terminaram mal, coisas que pareceram normais na hora, porque não tínhamos como prever o futuro. Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resultariam das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil."

42 comentários:

  1. Eu quero muuuito ler esse livro, até porque John é meu autor favorito :)

    http://www.depoisdesonhar.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John tbm é um dos meus autores preferidos! :D

      Excluir
  2. Aww, mais um livro que tô com vontade de ler. Depois que li A culpa é das estrelas, tô super ansiosa pra ler mais um livro do John >< Adorei tua resenha, aumentou minha vontade :)
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amo muito esse livro. Eu não conhecia a história então não criei expectativa e por isso mesmo me liguei tanto a ele. Achei muito profundo e fiquei dias e dias pensando sobre ele. Pra mim, é o melhor livro do John Green!

    Beijos
    http://aquelaborralheira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi um dos meus preferidos do autor, acho q por ter criado grandes expectativas, mas eu tbm pensei mt quando terminei de ler!

      Excluir
  4. Estou TÃO empolgada para ler esse livro. Todo mundo fala muito bem dele e não tenho como escapar da expectativa que estão colocando em relação a ele.
    Espero me encantar com ele assim como você! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente todos falam mt bem dele! E eu acho q vc vai gostar sim! <3

      Excluir
  5. Olá!!
    Te indiquei em uma TAG !
    Ficaria feliz se fizesse !
    Beijos, Boa noite !
    http://coruujando.blogspot.com.br/2014/01/tag-5-livros-que-eu-li-por-indicacao.html?showComment=1390601610462#c646716556530557589

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu comecei a ler este livro, mas não consegui terminar. Acho que após a sua resenha eu vou voltar a ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q vc deveria tentar lê-lo novamente, é um bom livro!

      Excluir
  7. Eu adorei esse livro, e foi o primeiro escrito pelo Green e também o primeiro que li dele - e já li "A Culpa é das Estrelas" dele também, e já quero outros, haha! Eu achei esse livro muito reflexivo, deixa o leitor com mil pensamentos na cabeça, nos deixa angustiados, mas sabe, eu gosto do John Green pois ele é um autor que sabe falar sobre a vida e a morte de modo cru, mas ao mesmo tempo, belo. Realmente, aprendi muito com "Quem é Você, Alasca?", apesar de até agora estar fazendo a pergunta que dá título ao livro.

    OBS: Já estou seguindo aqui também, e adorando o blog :3

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li os outros livros dele, e acho q vc vai gostar bastante! Realmente esse livro é mt reflexivo, e eu tbm gosto do jeito com que o John lida com a morte e o sofrimento em seus livros, pois ao mesmo tempo é de um jeito belo, como vc disse. Obg por seguir! :D

      Excluir
  8. Oi, Camila!

    Nossa, que coincidência, acabei de ler esse livro ontem e, em breve, pretendo postar a resenha! Gostei muito do seu comentário na minha postagem, muito obrigada. Vim aqui pra visitar seu blog e já quero totalmente segui-lo! Muito bonitinho aqui, viu? Adoro resenhas, então vou querer vir aqui sempre! *-*

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seguir, e volte sempre mesmo! <3

      Excluir
  9. Oi, Camila!

    Assim como a Nina aqui em cima, também terminei de ler esse livro ontem. Também li com grandes expectativas e, apesar de ter gostado, também me decepcionei um pouquinho. Acho que vou esperar um tempo e pensar direitinho antes de escrever a resenha.
    Também já estou te seguindo! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, apesar de ter me decepcionado um pouco, eu gostei do livro.. Obg por seguir! <3

      Excluir
  10. Gostei da resenha e ainda tenho (PRECISO) ler algum livro do autor SRrs
    Bjs
    http://www.porumaboaleitura.com.br/2014/01/mudando-de-assunto-entrevista-com_26.html

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li, mas pretendo o mais rápido que conseguir. Do John, li A Culpa é das Estrelas e O Teorama Katherine. Duas ótimas leituras, leves e fáceis de se conectar. Quem É Você Alasca? me desperta uma curiosidade imensa pelas resenhas tão divididas.


    beijos,
    http://leitoraemtransicao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Culpa é das Estrelas e O Teorema Katherine são mesmo ótimas leituras.. Tbm recomendo mt Cidades de Papel, um dos meus preferidos dele!

      Excluir
  12. Quero muito ler "Quem é Você, Alasca?", é um dos livros do John que eu ainda não tenho, mas que acredito que irei gostar bastante. É uma pena que ele não tenha te surpreendido tanto assim, de qualquer forma, gosto dessas pegadas "filosóficas" e espero me envolver com a trama. Ah, adoro essa capa, é tão simples, mas tão lindinha *-* haha Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe ele te surpreenda mais do que a mim então.. E a capa é mesmo linda, eu prefiro esta do q a outra! <3

      Excluir
  13. Assim como você, eu estava com altas expectativas pra esse livro porque todo mundo ama etc e acabei me decepcionando. Achei tudo muito maçante e forçado, sem contar os milhões de clichês.
    A única coisa boa que consegui salvar foi aquela que é uma das melhores quotes que eu já li: "If people were rain, I was drizzle and she was a hurricane". Não sei como ficou em português, mas essa frase é TÃO bonita em inglês que eu acho que nada chega aos seus pés.
    Adorei seu blog também, já estou seguindo!

    http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com vc, esperava bem mais desse livro.. Em português ficou: "Se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão". Tbm adorei essa frase! E obg por seguir!!

      Excluir
  14. Quero muito ler esse livro do John Green. O último que li dele, foi "Cidades de Papel", e estava tão empolgada com a leitura que acabei me decepcionando com o final, soltei um pequeno "COMO ASSIM??!!" quando terminei a leitura, ahaha!

    Estou fazendo uma pesquisa de público no meu blog e ficaria muito agradecida caso pudesse responder. O link é este: http://wesaysomething.blogspot.com.br/p/loading_27.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante de Cidades de Papel, é um dos meus favoritos do autor! Vou participar da pesquisa sim :D

      Excluir
  15. Eu gostei do livro, porém eu esperava muito mais dele. Achei que os personagens ficaram afastados do leitor, e quando aconteceram eventos que era mexer com o emocional do leitor, apenas foi mais um evento, deu para entender? rs. Mas adorei as partes filosóficas do livro, e tem muitas frases lindas.

    contoscomfalhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm esperava bem mais dele :/ Mas tem mtas frases lindas mesmo!

      Excluir
  16. Esse livro é o único do John que eu não li, mas pelo jeito é no mesmo estilo dos outros: uma história simples que te traz uma grande reflexão. Vou esperar sair uma daquelas promoções amigas no submarino e com certeza comprarei! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim no mesmo estilo.. Acho q vc vai gostar!!

      Excluir
  17. Não tenho curiosidade nenhuma sobre esse autor. Sinceramente, nem com sua resenha super legal, consigo querer ler algo dele...

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena :/ Mas q bom q vc achou a resenha legal! :)

      Excluir
  18. Oi!
    Já estou seguindo seu espaço aqui, viu? (:
    Quero muito ler "Quem é Você, Alasca?" algum dia. É um dos livros do Green que tenho curiosidade. Pelo o que você comentou, parece ser uma leitura simples, mas que faz com que o leitor reflita sobre alguns pontos.
    Espero gostar e não me decepcionar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, uma leitura simples que faz refletir muito, no mesmo estilo dos outros livros dele.. Obg por seguir! :D

      Excluir
  19. Oi Camila!
    Também gostei muito do seu blog, já estou seguindo!

    Então, já li Quem é Você Alasca, e sinceramente não gostei muito.
    Não que o livro tenha me irritado ou eu tenha odiado, não é isso, é que sei lá, eu esperava mais, uma história mais elaborada talvez?
    Mas gostei muito do Miles, me identifiquei.

    Beijão!
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg por seguir! <3 Eu tbm esperava mais, e por isso ñ gostei tanto.. Mas tbm gostei do Miles!

      Excluir
  20. Adoro essa capa, a minha é a que tem uma foto na frente, incrivelmente eu gosto dela tb (normalmente detesto capas com pessoas rs) , eu gostei demais desse livro, pq quando vi a parte "antes", queria entender o que delimitava o antes e depois da história .-. ;*

    Só li 2 resenhas aqui do blog e gostei bastante, estou seguindo \o
    www.moniitorando.blogspot.com

    P.S: Uma dica, seria legal se tu "justificasse" o texto sabe aquela opção de formatação? Pra que ele fique alinhadinho \o\ , opinião minha claro, não sei se tu esquece ou gosta assim mesmo! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho as duas capas lindas, mas prefiro esta! Eu tbm quando vi a parte antes, fiquei curiosa pra saber o que era... Obg por seguir! ♥ E obg tbm pela dica, eu sempre esqueço de alinhar... rsrs

      Excluir